Saúde já é o setor com mais investimento em inteligência artificial
Especialistas comentam a evolução do uso da tecnologia e principais questionamentos éticos de seu uso na área médica
29 junho 2023 admin
A inteligência artificial já está presente em quase todas as indústrias de manufatura e serviços, com uma longa história de possíveis utilizações. Mas a chegada da IA generativa fez crescer o interesse pela algoritmização. Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), essa tecnologia é uma grande promessa, com potencial para melhorar a atenção à saúde.
A IA já vem sendo usada para melhorar a velocidade e a precisão do diagnóstico e da triagem de doenças; para auxiliar no atendimento clínico; fortalecer a pesquisa em saúde e o desenvolvimento de medicamentos; apoiar diversas intervenções de saúde pública, como vigilância de doenças e resposta a surtos e gestão de sistemas de saúde.
De acordo com o relatório “Artificial Intelligence Index Report 2022”, da Universidade de Stanford, o setor privado investiu US$ 11,3 bilhões em pesquisa e inovação com IA para medicina e saúde em 2021, um aumento de 40% em relação ao ano anterior. Nos últimos cinco anos, os recursos somaram US$ 28,9 bilhões, tornando a IA o setor com maior nível de investimento privado.